Quantcast
Channel: Eurofios » Dicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 12

Dicas e Curiosidades: EuroRoma Fio de Malha

0
0

 

Fio de Malha-01Hoje, reunimos diversas dicas e curiosidades sobre o produto que se tornou o queridinho de talentosas artesãs em todo o Brasil. Conheça um pouco mais sobre o EuroRoma Fio de Malha.

• PRODUTO:
Assim como os demais produtos da família EuroRoma, o fio de malha, também conhecido como trapilho, é produzido através da reciclagem de retalhos de malha provenientes da indústria têxtil. Mas diferente dos barbantes, este produto não sofre manipulações durante a sua produção. O belo trabalho que realizamos é captar este material que seria descartado no meio ambiente, aumentando seu ciclo de vida que através das mãos talentosas de nossas consumidoras, se transformam em verdadeiras obras de arte.

Através de uma cadeia de produção sustentável, o EuroRoma Fio de Malha não utiliza água ou produtos químicos em seu processo. A conscientização de que precisamos cuidar cada vez mais do nosso planeta é cada vez maior, por isso valorize produtos ecologicamente corretos e agregue ainda mais valor aos seus trabalhos.

Disponível em cones de 1kg na versão de cor lisa ou estampada, devido a sua versatilidade, este produto é capaz de proporcionar diversas alternativas para o mundo do artesanato, desde artigos decorativos a acessórios para o mundo da moda. Basta acrescentar o seu talento e criatividade para produzir peças exclusivas e diferenciadas.

• AGULHA:
Diferente do barbante, o EuroRoma Fio de Malha não possui numeração (titulagem). Devido a sua variação na espessura e elasticidade, é preciso sempre avaliar qual agulha se adapta melhor ao fio, garantindo assim, mais conforto durante a execução de cada trabalho. A variação geralmente acontece entre agulhas de 7mm até 12mm.

 • CORES:
Conforme mencionado anteriormente, o EuroRoma Fio de Malha não sofre manipulações em sua espessura ou cor, desta forma, o produto é comercializado em cores sortidas. As cores são resultados dos retalhos de malha captados de diversas indústrias, por esta razão não há garantias que você encontrará uma mesma estampa ou que um cone terá a mesma tonalidade que outro, mesmo sendo do mesmo lote. Encare esta característica do produto como um desafio positivo e um verdadeiro incentivo a sua criatividade.

A dica é optar trabalhar com uma única cor apenas em peças pequenas, onde você possui a certeza que o material será suficiente para finalizá-la. Para peças maiores abuse das cores, faça carreiras alternando tonalidades ou combinando com a versão estampada. Artesãs de todo o Brasil estão colorindo cada vez mais ambientes, com artigos decorativos alegres e divertidos. Dê asas a sua imaginação, afinal, sabemos que o fantástico no mundo do artesanato é a exclusividade que cada peça traz. Por isso, quando encontrar uma nova receita, não se preocupe em encontrar aquela mesma cor, faça do seu jeito e com a combinação que mais lhe agradar.

 

malha-1

 

Leia um trecho da publicação realizada pela artesã super talentosa Helena Maria Caldas, com mais dicas para utilizar este produto tão especial.

a. Embalagem e peso: Em geral, vendem os fios em rolos de 1Kg e o preço é por rolo.

b. Numeração/Grossura do fio: não existe nenhuma numeração dos fios, como no barbante, por exemplo. Os fios são realmente do reaproveitamento das sobras das malharias e não existe a possibilidade de numeração.Assim, uns rolos são de fios mais grossos, outros mais finos… Portanto, também não existe essa coisa do “mesmo lote” para que os fios não tenham diferenças de lote para lote. Claro que se você comprar, por exemplo, 3 ou 4 rolos ao mesmo tempo, existe uma grande possibilidade de a cor, a grossura do fio e o tipo de malha ser exatamente igual, mas não necessariamente!
Tem mais, a grossura do fio no mesmo rolo pode variar! Na maioria dos rolos, se existe variação no mesmo rolo, ela é pouca, mas eventualmente pode ter muita variação.Por outro lado, a grossura do fio torna os trabalhos mais pesados e resistentes e, por isso, os pontos assentam melhor. Por exemplo, os tapetes não escorregam, ficam firmes e não se embolam facilmente como ocorre com o barbante.Também, por conta da grossura do fio, os variadíssimos objetos que se pode fazer com este fio como pode ser visto nas minhas postagens, ficam firmes de pé, sem auxílio de nenhum endurecedor ou outro produto similar.c. Elasticidade do fio: Se o fio é de malha, tem uma certa elasticidade, a qual varia conforme o tipo de malha. É preciso levar isso em conta e aproveitar essa elasticidade para fazer os efeitos que você desejar. Regra geral, trabalhar com fio mais frouxo, mais livre e solto. Se apertar muito o ponto, o fio estica e quando volta ao normal os pontos não ficam bons e a peça pode ficar torta ou “repuxada”. Por outro lado, devido a esta elasticidade os trabalhos dificilmente se deformam.
d. Estampados: é possível que a uniformidade do estampado não se mantenha até ao final do rolo. Já me aconteceu com alguns estampados e só nos damos conta com o correr do trabalho. Não vale a pena se irritar. Ao contrário, aproveite para usar a imaginação e tirar o melhor proveito possível dessa variação.e. Emendas dos fios: Como os trapilhos são feitos de retalhos de malhas que iriam para o lixo, eles têm emendas em algumas partes do fio, muitas vezes bem feitas e disfarçadas, outras nem tanto. Cabe à crocheteira providenciar para que estas emendas sejam ocultadas por dentro dos pontos de crochet. Algumas vezes, quando a emenda está muito feia ou frágil, eu simplesmente corto o fio e recomeço o trabalho do ponto em que estava. Sem stress!
f. Agulhas: Eu uso as agulhas desde a nº7 à 10, eventualmente a 12. A agulha deve adequar-se à grossura dos fios para obter melhores resultados.
A posição elegante que usamos para pegar na agulha nos trabalhos “normais”, muda! Você certamente vai encontrar sem dificuldade a posição que lhe seja mais confortável para trabalhar estes fios mais grossos.
Abaixo umas fotos das minhas agulhas e do “agulheiro” que eu fiz em trapilho.
PS Esta foto é antiga, pois agora já tenho mais agulhas, pois se encontra mais facilmente nos armarinhos online.
[...]

Você confere a publicação completa no blog: Eu Também Crocheto,

malha-2

Separamos mais relatos de artesãs que trabalham o Fio de Malha, para que você possa conhecer um pouquinho mais sobre este produto e tirar as suas dúvidas:

“Mas afinal, o que é o fio de malha? Já vou esclarecendo que não se deve levar esse nome ao pé da letra, pois nem sempre é exatamente MALHA. A composição (de elastano, de algodão) pode variar pois o fio de malha não é fabricado. Ele é resultado da sobra da indústria têxtil. É isso aí, o que sobra da produção de vestuário, acessórios, etc… são embobinados em tiras, umas mais finas outras mais largas, e se transformam em matéria prima para artesanato. Por isso também são ecológicos, “nada se perde tudo se transforma”. Aqui, o fio de malha é o item principal na produção. E pelo fato de um fio nunca ser igual ao outro também não há uma bolsa igual a outra”

“Se você começou a trabalhar com o fio de malha recentemente deve ter encontrado algo no caminho como mostrado na foto. Não fique brava com o fabricante, não se desespere por conta disso, enfim, não se descabele. Como eu disse algumas fotos atrás, o fio de malha não é fabricado, ele é resultado da sobra da indústria têxtil, então é normal aparecerem algumas emendas em seu comprimento. Algumas vêm costuradas, outras vêm coladas, não importa, ocasionalmente elas vão aparecer. Aceite o fato e pense que nada disso está se degradando na natureza, pelo contrário está sendo transformado em objetos decorativos, peças de vestuário, acessórios….. uma infinidade de coisas lindas. Mas como lidar com essas emendas? Cada profissional encontra uma maneira diferente ao seu tipo de trabalho. Alguns camuflam essas “imperfeições” do lado avesso, outros colocam por entre os pontos de forma imperceptível e outros simplesmente descartam este pedaço defeituoso e fazem sua própria emenda, seja com nó seja alinhavando da mesma cor. Encontre a melhor maneira que se encaixa no seu trabalho e se joga na criatividade!!!!”

Pragentemiuda

” Muita gente pergunta sobre o rendimentos dos novelos de fios… Bom isto varia muito de um novelo pra outro, mas no geral um novelo da @eurofiosoficial rende de 60 a 70 cm numa trama redonda.”

Confira mais dicas de como trabalhar com este fio, no canal do Youtube ou Instagram desta artesã que é referência quando o assunto é fio de malha.

malha-3

Veja mais dicasmais dicas nas matérias da Super Zíper, Tecendo Artes e Sonhos.

Agora que você já conferiu diversas dicas sobre o EuroRoma Fio de Malha, que tal começar uma lindo trabalho?
Se precisar de belas inspirações, confira diversas ideias na aba “Receitas” neste blog.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 12

Latest Images

Trending Articles


POEMA- ÁGUA: DONA DO MUNDO


Os Abutres Têm Fome (Dublado)


Movimento uniforme variado e gráficos


Anahi 3 - A Procura Da Felicidade escrita por Hannah Kisa [+18]


A Outra Face de Um Tirano escrita por Kagura-Chan [+18]


Frozen 2 Baby Ponto Cruz


Cruzada (Dublado)


Morreu Dª Matilde Passanha Sobral


Máscara de coelho para imprimir


Mulheres Dominando!





Latest Images